Certidão de solteira

Ando meio chateada com essa burocracia toda e evitei tocar no assunto para não lembrar e ficar mais chateada. Mas falar sobre o assunto também é uma forma de me “anestesiar” um pouco. Depois da trabalheira que eu tive ainda no Brasil para reunir a papelada, ir ao Rio de Janeiro sem poder, porque eu estava dando aulas, o estado não permite substitutas, quando colocamos uma é com a ajuda e vista grossa da supervisão e da direção. Mas quando fui lá no cartório onde nasci, eu não tinha idéia do que seria de fato uma declaração de solteiro e aceitei fazer aquela tal de escritura declaratória de solteiro, que foi uma merda e não foi aceita apesar de estar bem escrita  e ter informações de forma clara. A que o fórum quer é algo como essa imagem que onde mostro trechos da certidão exemplo que nos mandaram. E esses trechos são os mais importantes. É tipo um nada consta.

O que me deixou chateada é que eu cheguei a mencionar o que o fórum queria e o rapaz do cartório disse que sabia, que tinha acabado de fazer algo parecido para outra pessoa que também ia casar no exterior e blá blá blá.

Semana passada passei todinha na expectativa porque meu pai ia ao Rio e ia aproveitar para pedir algo bem parecido com esse exemplo que o Fórum aqui nos mandou, mas como meu pai tem um histórico de nunca prestar atenção ao você diz, pediu ao rapaz para fazer algo como o exemplo acima e o rapaz disse que sabia exatamente do que ele precisava e o que o rapaz fez? Novamente o que eu já tinha aqui. Eu não sei se é burrice, esperteza desse funcionário mas ele tem probleminha.

Mas ninguém merece isso. Eu ainda mandei um email para o pessoal do cartório com o exemplo em anexo para perguntar se eles faziam pra mim algo assim já que eles faziam muitas coisas via correios e email mas me disseram que uma coisa assim não existe e que eles não fazem de jeito nenhum pois não é previsto pelas leis brasileiras. Eu devolvi o email perguntando então em que lei eles estavam se baseando para afirmar que não faziam uma certidão assim.  E também pedi por escrito e assinado dizendo o porquê deles não fazerem para mim algo assim. Responderam? Estou esperando a resposta até hoje.

Mas espero que minha mãe consiga resolver, pois me dá vontade de voltar pro Brasil só para ir lá olhar para cara desse infeliz no bendito cartório na Tijuca!

26 comentários sobre “Certidão de solteira

  1. Mallu,
    Burocracia é um teste de paciência.
    Uma amiga teve um problema idêntico ao seu. Essa certidão de solteiro, ao que parece, não existe no Brasil (há quem diga que só na Europa). A minha amiga resolveu casar-se no Brasil, primeiro, e depois validar na Europa (ela casou-se por procuração).

    O melhor é você pedir ao cartório a gentileza de cumprir uma regra que é da Europa (se fosse o contrário, também seria complicado, em especial porque na Europa costuma-se ser menos flexível).

    Imagino que isso seja inconveniente, mas passa porque você vai resolver. Mantenha a serenidade, que isso sim vai te deixar mais linda para o seu noivo!

    Depois faz outro post, dando o resultado do assunto. Boa sorte.
    Bjs,
    Silvia

    1. Silvia, a serenidade é uma coisa difícil de manter mas estou tentando, até porque, nervosa eu não vou conseguir pensar então eu tento estar tranquila a maior parte do tempo. Eu juro que pensei em casar por procuração no Brasil. É também uma solução. Abraços

  2. quando eu fui casar, eu trouxe além dos outros documentos essa tal declaracao de solteiro, a minha é igual a sua, mas acho que nem precisei usar, isso pq a juiza do nosso casamento era uma pessoa muito bacana, entao as vezes acontece da pessoa do Stamdesamt ser bem burocrática, vejam isso.. dependendo, vcs nem precisarao

    1. O Stamdesamt aqui de Meppen pediu sim mas eles nem foram os burocráticos da história, quem pediu mesmo foi o fórum que dá o aval mesmo de fato. Eu pensei em várias alternativas. Há sempre um plano B. Abraços.

  3. O meu caso foi a declaracao q deixei p minhamae cuidar da minha conta do banco.paguei um valor mais caro p ser cmleta e nao ter problema de errar! conclusao nao eh o q banco aceita..o q eu faco?haushasuhaushas mato o desgracado q me fez pagr mais caro! ahhh detalhe a gerente do banco q disse p eu fazer isso….infelizmente temos q pedir tudo por escrito e assinado! p nao ter surpresas depois =/

    1. Acabou de chegar aqui o documento que minha mãe pegou no cartório lá no rio. Só espero que o Standesamt aceite dessa vez. Ainda tem que mandar traduzir, ou seja, que trabalhão, hein? um abraço!

  4. Oi gente, estou na Alemanhã e vou me casar com meu noivo aqui. Estou precisando do mesmo documento (Atestado de Solteira) e preciso da ajuda de vocês. Aonde no Rio de Janeiro eu consigo isso? Por favor, quem souber me fala.
    Muita obrigada!

    1. Mariana, você pode ir ao seu cartório onde você nasceu e tem o livro com a folha de seu nascimento e pedir uma certidão de nascimento de pleno teor e depois pedir para incluir uma observação dizendo que não há alteração no livro até a presente data, ou seja, não há nada lá dizendo que houve mudanças no seu nome e isso indica que você continua solteira. O atestado de solteira não foi aceito aqui na cidadde onde estou e nem em outra pelo o que eu fiquei sabendo. Vc também pode pedir uma nova certidão de nascimento e pedir para incluir no espaço de observação do documento, que não há alteração em seu nome ou no livro de nascimento até aquele momento. Esse exemplo que eu coloquei aqui foi o cartório da cidade onde estou que me mandou e foi feito em salvador, pois lá os cartórios aceitam fazer esse atestado de solteira mas só para quem nasceu lá. Eu tenho um post que se chama Certidão de solteira 2 e que explica o que fiz para me casar, mas é basicamente a mesma coisa que expliquei acima. Peça alguém da sua família para ir até o cartório onde você nasceu e peça para fazer o que lhe falei. Desse jeito vai ser aceito. Um abraço!

  5. eu vou me casar com um colombiano sou brasileira..eles me pediram o certidão de solteira….como se eu nunca me casei eu tenho. o certidão de nascimento…por favor me ajude como fazer

    1. Iraci, depende de onde você for se casar, pois ser for na Alemanha, é só levar uma cópia da certidão de nascimento com a informação de que não há mudança no seu nome até a presente data no espaço de observação que as novas certidões tem para informações adicionais. Mas se for na Colombia eu já não sei. Você pode entrar em contato pelo formulário na pagina de contato e a gente pode ver uma solução aí pro seu problema,ok? Um abraço!

  6. Oi Mallu, muito obrigada pelo post… Ajuda muito… Eu estou em caso parecido, na verdade, nao vou casar, vou fazer os papeis de uniao estável aqui na Espanha e também me pedem o certificado de solteira. Esse modelo que postou me parece perfeito, e por estar escrito “certificado de solteiro” já é um adianto porque aqui na Espanha eles querem que esteja escrito exatamente isso, a minha duvida é si neste certificado nao é necessário estar escrito os dados do meu passaporte… Porque oficialmente o passaporte é o único documento valido fora do Brasil e seria a unica maneira de comprovar que o certificado é realmente meu (no exterior, nao?)
    Obrigada!!!!

    1. Olha, isso eu já não sei informar, mas se você estiver fazendo todo o processo por essas firmas que na Espanha existem muitas onde eles ajeitam a papelada para casamento ou qualquer outro processo eles vão te informar, mesmo se não não estiver sendo acessorada, eles te informarão. Boa sorte!

  7. Oi mallu. Acho que vc pode me ajudar. Estou na suica e estamos tentando dar entrada nos papeis pro casamento. Eles me pediram certidao de nascimento, certidao de solteira e atestado de vida e residencia. Acredito que as regras na suica sao as mesmas na alemanha, entao eles aceitam como certidao de solteira apenas uma obs na certidao dr nascimento? E esse atestado de residencia, onde eu consigo? Espero que vc consiga me ajudar! Muito obrigada. Mariana

    1. Olá Mariana!
      Olha, eu não sei se eles aceitam como apenas a observação na certidão de nascimento em substituição a certidão de solteira por aí na Suiça, mas no site da Embaixada da Alemanha eles informam que pode ser a certidão de solteira ou um observação na certidão de nascimento dizendo que no livro de registro a pessoa continua solteira. Já o comprovante de residência, eu levei meu contra-cheque que é um comprovante mais completo porque eu trabalhava no governo junto com os outros documentos para autenticar no consulado e eles aceitaram. Mas também podia ser conta de telefône, energia, água mostrando o seu nome e endereço no Brasil. Aqui na alemanha, não me pediram atestado de vida e residência, só um comprovante de residência, certidão de nascimento com a observação ou uma certidão de solteira, e as traduções por tradutor juramentado e ele teve que nos acompanhar quando demos entrada no processo e quando nos casamos, as informações e documentos do meu marido e os outros documentos pedidos eu não me lembro agora. Mas desejo boa sorte pra você! Vai dar tudo certo não se preocupe.

  8. ME CHAMO MARILENE
    PRECISO DE AJUDA.
    SOU BRASILEIRA,VOU ME CASAR COM UM FRANCES,ESTAO ME PEDIDO UM ATESTADO DE SOLTEIRA,ONDE CONSIGO?

    1. Oi Marilene, tudo bem?
      Então, nos comentários desse post e no meu outro post cujo nome é Certidão de Solteira 2, eu digo exatamente qual foi a solução do meu caso. Não sei se vai servir pra você, pois eu me casei na Alemanha, mas lá nos comentários do segundo post você também vai encontrar mais explicações. Boa sorte! Um abraço!

  9. olá meu nome é Luciano, pretendo me casar na China, será que alguém pode me ajudar? já viram algum caso parecido? obrigado

    1. Oi Luciano!
      Bom, aposto que há uma história muito interessante para contar sobre esse casamento na China. Você deveria relatar qualquer dias desses. Você tem blog?
      Olha, eu não sei se posso te ajudar porque o meu caso foi bem diferente do seu. Mas também não sei se você já vive na China, ou se só vai se casar por lá ou ainda se está se casando com uma chinesa. Todas essas variantes tem suas particularidades e cada caso é um caso. Eu estive olhando no site do Consulado Geral da China em São Paulo, porque o site da Embaixada está fora do ar, mas não encontrei nenhum informação relevante lá e nem no Consulado do Rio de Janeiro. O melhor mesmo é tentar dar uma ligada pra lá ou mandar um email pois no site eles tem os emails e telefone de contato dos consulados. O que me ajudou no meu caso foi justamente estar em contato constate com a embaixada ou consulado da Alemanha para orientações. Boa sorte!

      1. Oi Mallu muito obrigado pela reposta, eu vou pra China só para me casar e gostaria que ela viesse comigo, mas parece não ser fácil conseguir o visto, acho vou pessoalmente no consulado em São Paulo, valeu pela atenção..

  10. gente preciso de ajuda, será q alguém pode me ajudar, vou para China me casar mas não sei se ela vai poder vir comigo depois do casamento, alguém pode me dizer se logo após o casamento se consegue o visto para o Brasil?

  11. Oi pessoal,

    Tudo é muito relativo muda de cidade para cidade. O melhor é se informar direto no cartório onde vc for se casar!
    O meu caso: vou me casar aqui na Alemanha, me informei no cartório aqui da cidade quanto à “declaracao de solteiro”. Eles me disseram que uma observacao na minha certidao de nascimento (que diz que nao consta no meu registro qualquer alteracao…e tal) tbm seria aceito aqui. Entao minha familia organisou tudo, traducao e legalizacao e envio pelos correios (que durou um mês!!!). Meu noivo mandou ao cartorio daqui, todo feliz com aquela sensacao de “trabalho feito!”, quando fui ao cartório p me apresentar (eles precisam ver se eu sei alemao) a mesma moca que me deu todas as informacoes antes de corrermos atrás dos documentos me disse que o fórum regional nao aceitou somente a certidao com a observacao. Agora preciso pedir a tal Declaracao de solteira ou entao duas testemunhas – pessoas da minha familia – irem ao cartório e declararem que eu nunca fui casada.
    Estou super tranquila, qpesar de nosso casamento ser em dois meses. Agora só respirar fundo fechar os olhos e ir em frente. Vai dar tudo certo.

    1. Isso mesmo Dani, você está certíssima! Eles aceitam em muitos cartórios aqui na Alemanha, uma observação na certidão de nascimento dizendo que não consta alterações no livro de registro.

  12. Olá Mallu.

    Achei muito explicativo seu post, muito útil mesmo.
    Queria encontrar o post que voce sugeriu ´Certidão de solteira 2`, que nao encontrei aqui.
    Poderia indicar o link por favor?
    Vou me casar na Suíça e também me pediram os mesmos documentos. Pra não correr o risco, vou providenciar a tal Declaração, pra não colocar apenas uma observação na Certidao de Nascimento e não aceitarem.

    Obrigada pelas dicas.

    Bjokas, Kari

    1. O que acontece é que muitos cartórios no Rio de Janeiro e São Paulo não fazem uma certidão como está no exemplo. Esse exemplo foi feito em um cartório em Salvador que faz sem problemas. A declaração comum com duas testemunhas que os cartórios do Rio gostam de vender não são aceitas, então é melhor que você faça ou igual ao exemplo ou do jeito que eu falei porque corre o risco de eles não aceitarem e você gastar dinheiro à toa. Bom aqui vai o link:
      http://comentarioseninharias.com/2012/05/certidao-de-solteira-2/

  13. Meu noivo é francês, mora em Nice e não trouxe a declaração de solteiro dele pra darmos entrada no nosso casamento, e tanto a igreja, quanto o cartório exigem esse documento. Então, já com a data marcada, até os contes já estão feitos e como posso ver a maneira mais rápida de solicitar esse documento?

    1. Margareth, o seu caso é diferente do meu, pois pelo o que entendi, seu noivo foi para o Brasil para vocês se casarem, não é? Acho que o jeito, é seu noivo pedir a alguém da família ou se confiança para buscar e autenticar essa declaração de solteiro na cidade onde vivia. E depois pedir para essa pessoa mandar o documento numa correspondência expressa, tipo fedex ou outra do tipo. O fedex chega rapidinho.
      Conversa com o seu noivo e proponha essa ideia. Espero que tudo dê certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>